Construindo uma marca efetiva

Hoje em dia uma pergunta deve ser crucial para qualquer empresa que queira continuar competitiva no mercado: Minha marca é efetiva?

Vou explicar como responder essa pergunta, e como analisar a sua marca sobre esse ponto de vista. E o melhor? Você vai ver que não precisa ser nenhum experiente consultor para constatar a efetividade da sua marca.

Para encontrar a resposta dessa pergunta você deve levar em conta três elementos essenciais, que sua marca deve conter.

1. Evidente
Quando uma marca é evidente todos os responsáveis por ela (pelo que ela é feita, pelo que ela faz e fala) sabem o que podem e o que não podem fazer. As diretrizes de comportamento devem ser claras em todos os setores. Marcas efetivas fornecem o padrão para um comportamento inequívoco, pois estabelecem um ponto de referencia para todos os produtos e serviços. Elas tem uma essência que é disseminada por todas as camadas da empresa e dão uma voz comum à todos os participantes da marca.

Resumindo: A marca tem que ter seu discurso claro em todos os pontos de contato.

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2. Convincente
Saber o que fazer e querer fazê-lo são coisas completamente diferentes. A marca deve influenciar nas aspirações de seus integrantes para afetar o seu comportamento. Ela deve convencer e deve criar nas pessoas um sentimento de pertencer, de fazer parte de algo que importe para elas. Uma marca sem um propósito convincente não cresce, ou não dura.
E esse sentimento deve de integração, de fazer parte de algo maior, deve ser existir não apenas no público interno da marca (funcionários e acionistas) mas também na audiência externa (clientes). A marca deve inspirar ambos os públicos.

Resumindo: A marca tem que convencer e inspirar seu público.

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3. Verdadeira
Uma marca evidente e convincente tem boas ferramentas para ser efetiva e se destacar no mercado, porém todo o trabalho de implementação conceitual deve ser apoiado em atitudes reais e verdadeiras! Marcas de fachada, ou marcas enganosas podem ser atraentes a curto prazo, mas, com um público cada vez mais exigente essas marcas estão fadadas ao fracasso.

Então tenha em mente, desde o principio, que a marca deve ser construída em uma verdade, para ser boa e duradoura. A marca deve ser verdadeira à cultura e as capacidades da organização, verdadeira às realidades de mercado e às execuções de promessas, verdadeira às expectativas do publico. Uma marca deve ter aspirações, mas cuidado com os exageros e a arrogância.

Uma marca que envolve e inspira e no final não condiz suas atitudes com seu discurso é uma marca que perde seu cliente e seu funcionário. No mercado encontramos vários exemplos disso (veja um caso já discutido aqui).

Resumindo: A marca deve ser construída na verdade e cumprir as expectativas criadas.

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Uma marca efetiva é evidenteconvincente e verdadeira. Possuir apenas um ou dois aspectos não vale, a marca deve cumprir todos esses três requisitos. Com a presença desses três elementos a marca pode ficar conhecida por algo importante, ser instantaneamente reconhecível e ter uma capacidade competitiva incrementada. Ou seja, ter efetividade de discurso.

Avalie sua marca, faça uma investigação com seus funcionários, seus sócios e apoiadores, seus clientes. Veja se você está atuando positivamente com esses simples, mas poderosos parâmetros.

No próximo artigo vou ilustrar esse processo com um exemplo real de mercado. Aguardem!

Esse artigo foi baseado no livro “Building better Brands” de Scott Lerman.

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