Exemplificando uma marca efetiva: O caso Natura

No post passado falamos sobre a construção de uma marca efetiva, que deve conter três elementos base: ser evidente, convincente e verdadeira. Ilustraremos esses conceitos teóricos com uma análise resumida de uma marca bem conhecida dos brasileiros: a Natura.

A Natura foi fundada em 1969 e ganhou esse nome por causa dos ativos vegetais na composição dos produtos. Ela começou com um único ponto de venda, onde o fundador, Luiz Seabra, atendia os clientes. Em 1990 a empresa publicou a sua Razão de Ser, já antecipando o rumo do mercado atual. A importância das relações, o compromisso com a verdade, o aperfeiçoamento contínuo, o estímulo à diversidade, a valorização da beleza sem estereótipos e a empresa como promotora do enriquecimento social.




Hoje em dia a marca Natura (US$ 3,981 bilhões ) é a mais valiosa do varejo no Brasil, segundo o ranking da Interbrand de 2013. Atrás dela estão, em ordem de citação: Renner, Casas Bahia, Lojas Americanas, Extra, Hering, Pão de açúcar, Havaianas, Ponto Frio e Magazine Luiza. Tirando algumas exceções, a Natura compete em sua maioria com marcas que adotam o sistema Low Cost e de atendimento massificado (que não são desmerecidas com esse posicionamento, tanto que faturam milhões e são muito importantes). Mas esse não é o perfil da Natura. Seus produtos tem custo acima da média de mercado e sua maneira de promocionar é diferente das demais.

A Natura, desde o princípio tem seus valores estabelecidos: Humanismo, Criatividade, Equilíbrio e Transparência. E o mais importante, ela segue esses valores cotidianamente, apresentando uma consistência sólida de discurso.


Evolução da marca gráfica Natura.

1. Evidente
A Natura atua com consultores especializados. Há muitas vantagens de ser um consultor, o complemento da renda, o reconhecimento com prêmios dados pela própria empresa, o crescimento profissional, e o mais importante: se sentir parte do Movimento Natura (poder trabalhar com produtos sustentáveis e atuar como agente em projetos sociais transformadores da comunidade).


fonte: blog do consultor Natura 

É evidente o engajamento ambiental e social da empresa. Todos que trabalham pela marca sabem disso e passam esses valores para o cliente. Nos cursos de capacitação e no blog do consultor o vendedor é treinado para ser uma extensão do produto Natura. Além de que a empresa faz com que cada vendedor se sinta especial, fornecendo uma plataforma de apoio de qualidade.


2. Convincente
A marca convence, consultores, clientes e investidores. Os consultores por poderem mudar de vida e melhorar seu entorno social. Os clientes por confiarem na marca e comprar um produto de qualidade que ajuda o meio ambiente e incentiva projetos sociais. Os investidores por fazerem parte de uma empresa lucrativa e com engajamento no mercado.

Foi atendendo e conversando com seus clientes que a empresa constatou o potencial transformador dos cosméticos, visto que o ato de tratar da pele é a expressão de autoestima do indivíduo. Quem compra e vende Natura faz parte desse Movimento Natura (como a própria marca intitula) e se sente integrado à algo maior.

fonte: internet

3. Verdadeira
O item mais importante: a marca deve ser verdadeira. E a Natura se preocupa com isso.

Em 2006, a Natura anunciou duas medidas que reforçam a postura de empresa responsável. Uma delas foi a total eliminação de testes em cobaias e a outra foi o lançamento do projeto de redução de gases que geram o efeito estufa em sua cadeia produtiva. Agora a empresa lançou sua nova linha SOU, com embalagens reutilizáveis e que geram menos desperdício do produto. Veja esse vídeo bem legal.

Linha Sou: O design exclusivo utiliza 70% menos plástico, emite 60% menos CO2 e gerar três vezes 
menos resíduos que a média das embalagens convencionais do mercado.

A Natura não é uma marca perfeita (aliás nenhuma é) e ainda recebe muitas críticas, além de falhar em alguns processos produtivos. Mas a sua ousadia, pensamento vanguardista e unidade do discurso, aliados com uma boa gestão e um produto de qualidade colocaram a Natura entre uma das marcas mais lucrativas e conhecidas do país. O que vocês acham?

Uma curiosidade: a marca gráfica da empresa é uma rosácea, que representa a união das empresas que formavam na época o Sistema Natura – Natura, Meridiana, Yga, Pró-Estética e L'Arc en Ciel.

Postar um comentário