"do bem" - uma marca de sucos diferente

Conheça os sucos "do bem" - uma marca genuinamente carioca  com uma identidade forte e original que conseguiu se estabelecer com um valor de mercado bem acima das concorrentes e se expandir pelo Brasil em pouco tempo. Um exemplo de criação e gestão de uma marca efetiva.

A marca de sucos "do bem" está conquistando cada vez mais o mercado. Com um excelente posicionamento - fazer sucos saudáveis e que ofereçam uma experiência empática ao consumidor - a empresa dá uma lição de empreendedorismo, branding e marketing e se consagra no cenário nacional, competindo com preços em média 6 reais mais caros que os concorrentes.

Eu conheci a marca quando fui ao Rio de Janeiro no início do ano e foi amor à primeira vista. Estava andando sem compromisso por um pequeno mercado em Ipanema quando me deparei com as embalagens super criativas, que se destacavam facilmente de todos os concorrentes, peguei uma e parei para lê-la, era tanta simplicidade e transparência de comunicação que senti que tinha feito um novo amigo. Comprei na hora sem pensar em preço, só pela curiosidade de provar e ver se o produto realmente era bom. Não me decepcionei, a qualidade é excelente.

A jornada da marca teve início em 2006, quando um grupo de jovens resolveu produzir sucos mais saudáveis, sem qualquer aditivo químico, com frutas cuidadosamente selecionadas. A ideia era trazer as casas de suco, tão famosas no Rio de Janeiro, para dentro de uma caixinha e transladar essa experiência para dentro da casa do consumidor. A marca foi inserida no mercado em 2007 e passou a competir nas prateleiras dos supermercados com grandes nomes internacionais.


Ao ver o que era feito de mais legal e encontrar a tecnologia certa, ele teve certeza que podia fazer melhor, juntando exatamente o que tinha imaginado: "Uma casa de sucos dentro de embalagens legais". Nossa história, site da marca.

A mídia espontânea gerou uma visibilidade inicial para a marca, pois os produtos eram completamente diferentes do que havia no mercado e a empresa atestava sua produção saudável. Todos queriam provar essa nova marca e ver se ela fazia jus às expectativas criadas. Testes cegos e amostras do produto foram outras estratégias desenvolvidas para prospectar novos consumidores e mostrar que a marca tinha qualidade suficiente para competir com nomes internacionais. Hoje em dia a marca está presente em mais de 3.000 pontos de venda em vários estados brasileiros.

A "do bem" se configurou como produto premium entre os sucos, com uma alta qualidade, mas sua melhor sacada foi falar de "igual para igual" com seu consumidor. Seus donos sabiam que, para um produto tão seletivo e bem feito, uma marca igualmente excelente deveria ser criada, capaz de dar suporte ao produto e explicar os diferenciais do mesmo.

O posicionamento foi estabelecido e mantido desde o princípio e a marca se desenvolveu paralelamente a ele. Desde a escolha do nome "do bem"(em minúsculas mesmo, para manter a informalidade), passando pela a criação gráfica da asa que assina a identidade visual, até o detalhamento das embalagens, tudo foi uma criação uníssona.

"do bem"- posicionamento, identidade visual e gestão de marca, tudo feito ao mesmo tempo e através de uma comunicação uníssona.

O design é limpo, empático e divertido, assim como o jeito carioca. Em toda a comunicação se nota a ausência de fotos ilustrativas de frutas e afins, substituídas por simpáticos desenhos, que personificam o produto e o colocam mais próximo ao público (não são "apenas frutas" são as "frutas do bem"). As cores fortes e alegres remetem ao entorno brasileiro.

Design limpo, empático e divertido, cheio de storytelling para os consumidores.

storytelling é característica forte e presente, a história da marca e de cada produto é contada para que a transparência seja mantida. A marca também faz questão de enfatizar sua nacionalidade totalmente brasileira e mantém a comunicação íntima e gentil, como se falasse individualmente para cada consumidor. A informalidade está presente como ponto de contato e atração do público, jovens consumidores que se preocupam com a sua saúde.

A "do bem" é um claro exemplo do que eu chamo de marca efetiva: EVIDENTE - com um discurso claro em todos os pontos de contato, CONVINCENTE - que convence e inspira seu público, e VERDADEIRA - que cumpre com as expectativas criadas. Através de um discurso efetivo ela incrementou sua capacidade competitiva e conseguiu se diferenciar dos concorrentes.

Uma marca evidente, convincente e verdadeira. Ponto pro Branding da "do bem"!

Esse exemplo de mercado deixa claro que uma boa marca deve ser pensada em todos os pontos de contato e com uniformidade de discurso. Um produto excelente sem uma boa comunicação não vinga, da mesma maneira que uma boa comunicação que não reflete o produto também não cria uma marca efetiva. Busque gerenciar sua marca como um todo e encare a identidade visual como uma comunicação verdadeira com seu consumidor, não apenas o layout bonito que sai barato. Busque a ajuda de um consultor de imagem ou de uma agencia de branding e saiba justificar suas escolhas gráficas através das atitudes da sua empresa.

Gostou do case e quer ver mais detalhes sobre a "do bem"? Confira o artigo publicado pela revista Exame e a trajetória completa da marca no nosso blog amigo Mundo das Marcas. Para conferir a análise nutricional dos sucos, veja aqui.


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