Como sua marca pode usar o Snapchat

Se você é um empreendedor em dia com as novidades do mercado certamente conhece o aplicativo Snapchat. Por ser relativamente novo agora que as marcas começam a entendê-lo e a utilizá-lo para se promoverem, ou seja, a concorrência ainda é pequena e o engajamento com os usuários tem se mostrado muito positivo.

Como você sabe estamos sempre de olho nas últimas tendências e trazemos o máximo de informação para que você possa utilizar esse conhecimento à favor da sua marca. Hoje vamos dar dicas de como você pode estruturar sua marca na plataforma do Snapchat.


SOBRE O SNAPCHAT

O funcionamento do Snapchat é relativamente simples, você envia uma foto ou um vídeo e escolhe quantos segundos ele será exibido, depois disso ele se auto destrói. Consiste em uma troca de informações rápidas enviadas entre usuários. Nós já falamos sobre o Snapchat aqui no blog - no artigo Tendências de Mercado em 2014 - e sobre a sua potencia para atingir o público jovem e ávido por novidades.

Segundo a Nielsen em torno de 350 milhões de snaps são compartilhados todos os dias - esse número se equipara aos uploads do Facebook. O aplicativo é avaliado em torno de 3,6 bilhões de dólares – enquanto o Instagram foi comprado por 1 bilhão.

Como usar snapchat
Snapchat, um aplicativo novo e simples para sua marca se conectar com um público jovem


O PÚBLICO DO SNAPCHAT

O Snapchat fala para um público focado no presente, que se importa em documentar tudo, mas não necessariamente guardar recordações de tudo. A palavra de ordem é efemeridade, o agora e nada mais. O público do Snapchat possui entre 13 e 25 anos dos quais 70% usuários são do sexo feminino.


O SNAPCHAT NÃO É PARA TODOS

O Snapchat é um aplicativo extremamente pessoal e pouco institucional. São momentos íntimos e informações reservadas partilhados entre amigos. Já que as imagens quase nunca podem ser salvas os usuários se sentem mais confortáveis para expor mais particularidades. Amigos falando para amigos.

O aplicativo não é para todos os tipos de marca, somente as que quiserem se conectar com o perfil de usuário do Snapchat e puderem adaptar suas estratégias de marketing para esse modelo de comunicação. Geralmente empresas que vendem produtos se enquadram mais nessas características.


AS MARCAS E O SNAPCHAT

Algumas marcas se tornaram pioneiras em lançar campanhas de marketing e gerar engajamento através do Snapchat, entre elas a rede de fast food Taco Bell, que ficou conhecida pelos seus snaps divertidos.

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Os tipos de ações mais comuns quase sempre envolvem a exclusividade que o aplicativo proporciona: mostrar em primeira mão novos produtos, trazer imagens íntimas e exclusivas (de bastidores, de desfiles), lançar campanhas e concursos únicos, fornecer códigos de desconto, entre outros. Além disso muitas marcas se beneficiam do humor e criam imagens e vídeos divertidos.

A ação/reação deve ser imediata e clara - são até 10 segundos de comunicação – prendendo a atenção do usuário, pois a chance é única. Frases como “Vá para a nossa loja e nos envie um snap!” ou “Nos mostre o seu produto favorito” são exemplos típicos de comunicações efetivas.

Marcas e o snapchat
Exemplos reais de como promocionar e usar o Snapchat

COMO USAR O SNAPCHAT

1. Seguir os usuários
Você pode enviar snaps diretamente para cada pessoa, podendo selecionar o tipo de usuário que receberá a publicação e você pode receber snaps de volta. Porém, como a comunicação é de via dupla você pode acabar perdendo o controle e recebendo inúmeros snaps desnecessários.

2. Snapchat Stories
Nessa opção você pode criar 100 segundos de vídeo e imagem e enviar, em um período de 24h, para toda a sua lista de seguidores. Você consegue criar uma rede de seguidores sem ter que seguir ninguém, porém, se torna uma comunicação de mão única, deixando algumas funcionalidades inacessíveis.

Nossa opinião: O Snapchat ainda é um aplicativo com poucas ferramentas e difícil de se administrar, mas sua capacidade de engajamento é enorme. Assim deixamos a dica para você, só use se a sua marca realmente tiver muito a ver com a plataforma, dá trabalho mas vale a pena!



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