A nova marca da TV Globo

São quase 50 anos de história dentro dos lares brasileiros, muitos destes em liderança absoluta de audiência e de mercado, e agora a TV Globo apresenta para os telespectadores a sua nova identidade visual. Entenda como a TV Globo estruturou sua transformação de marca e o que isso significa estrategicamente.

A TV Globo divide opiniões que vão desde a idolatria até redes conspirativas contra a emissora. Independente da sua postura é inegável o poder e a experiência de mercado dessa marca da televisão. A TV Globo criou tendências, alavancou novelas brasileiras, foi referencia em telejornalismo e lançou grandes atores. Mas o cenário atual é dramático - a marca sofre com a acirrada concorrência e divide o seu ibope com outras emissoras, tão boas ou melhores que ela.

A TV Globo, sempre vanguardista, viu seus concorrentes avançarem mais e abocanharem uma parcela jovem de telespectadores, com programas, vinhetas e uma comunicação mais sintonizada com o mercado e o consumidor atual. Então a empresa resolveu se reestruturar e investir em uma nova comunicação de marca, mais intimista, mais tecnológica e mais integrada com o mercado. E essa nova comunicação se reflete na nova identidade visual adotada.

Detalhe da nova marca da TV Globo
Detalhe do novo logo da TV Globo

ENTENDA A ESTRATÉGIA

A transformação gráfica e de identidade vem ocorrendo de forma lenta e gradual desde 2013, tudo com muita cautela e cuidado para não chocar o telespectador tão acostumado com a personalidade da emissora. As primeiras alterações visíveis vieram no logo de alguns quadros secundários – “Vale a pena ver de novo” e “Sessão da tarde” passaram a incorporar tendências mundiais do design e ficaram mais simples e objetivas.

Nova logo vale a pena ver de novo

Nova logo sessão da tarde
Cores vivas e chapadas, traços menos computadorizados e mais humanos, a tendência do “flat design” começa a influenciar a TV Globo

Toda essa transformação começou quando o publicitário Sérgio Valente deixou a DM9DDB e assumiu a direção da Central Globo de Comunicação (CGCom), em janeiro de 2013. Segundo o diretor geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder, Sergio Valente tem a missão de traçar toda a estratégia de relacionamento com o público, responde pelos contatos com a imprensa e planeja campanhas institucionais e de lançamento de programas. Em resumo, Valente veio para brigar trabalhar junto com o designer Hans Donner, esse que ultimamente tem sido mais uma peça de coleção nos registros do que um agente modificador dentro da empresa.

E pouco a pouco a TV Globo foi mudando e gerando muita especulação sobre como seria sua nova cara para 2014, até que o programa “Vem ai” apresentou a nova grade da emissora e exibiu a nova identidade gráfica, o novo logo da TV Globo. Esse logo começou a funcionar no domingo, dia 6, após a reportagem especial do “Fantástico”.

Vídeo explicativo sobre a evolução da identidade visual da TV Globo

Sergio Valente foi a aposta da emissora para criar uma comunicação mais efetiva com um público em transformação, especialmente com a era digital. Ele está sendo o responsável pela “deshansdonnerização” da marca TV Globo - pela simplificação e limpeza de elementos e efeitos gráficos acumulados na marca por vários anos. A Globo entendeu que hoje em dia uma marca deve estar preparada para multiplataformas de comunicação e deve funcionar bem em todos os contextos, por isso ela deve simplificar-se e ser mais mutável, dinâmica e interativa.

Evolução do logo TV Globo
A marca que nasceu do traço simples, passou à esfera e se encheu de efeitos para impressionar o publico ávido por tecnologia, agora retoma características gráficas antigas em favor da conectividade.


ANÁLISE DO REDESIGN

A TV Globo manteve o conceito da marca - “recortei uma tela de televisão e coloquei o mundo dentro”, Hans Donner – e até as formas e traços gerais da mesma. A grande mudança veio com as cores mais vivas e divididas e pela troca da capa metálica de efeitos pelo branco minimalista.

Dizem que o próprio Hans Donner assumiu que o logo antigo tinha muitos detalhes e efeitos e que agora era hora de simplificar e dar mais vida. Para mim o logo é resultado da divisão de egos entre Hans Donner e Sérgio Valente, e, por querer agradar ambos os lados termina sendo uma deformidade mutante com poucas condições de uso – um computador Mac antigo com brilho dentro.

O que a TV Globo realmente quer é uma identidade visual mais “utilizável”, que possa deixar de ser metálica para assumir qualquer forma, qualquer textura. Tenho a impressão que essa é uma fase de transição de gerenciamento que a marca TV Globo vem enfrentando e que esse novo logo será mais utilizado chapado e branco do que com todos esses detalhes.

Como já podemos notar em algumas aparições iniciais da identidade visual na programação ela é utilizada mais na maneira chapada do que o logo apresentado recentemente.

Vamos acompanhar os próximos passos da marca TV Globo e ver como essa nova estratégia de branding se estrutura na emissora. Pelo que já pude perceber as mudanças continuam, como o novo logo do programa “Caldeirão do Huck” e uma sugestiva e diferente maneira de apresentar o logo do “Fantástico”, que pouca gente percebeu.


Novo logo fantástico
 Outras possíveis novidades gráficas da TV Globo para esse ano

A conclusão do caso é que no fim é ponto positivo para a TV Globo, que percebeu as mudanças do mercado - mesmo que tardiamente – e está se virando para figurar novamente entre as tendências vanguardistas de televisão. Mesmo com uma identidade visual estranha e com um conceito fraco o primeiro passo foi dado para mudar gerações de filosofias arraigadas na historia da empresa e caminhar para um novo futuro, mais transparente, direto e interativo.

Tudo passa meu caro, até Hans Donner passa.


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