Cadillac - Um anúncio e muita controvérsia

Mês passado a Cadillac, empresa de automóveis de luxo, lançou um comercial sobre o suposto "Sonho Americano" e gerou muita controvérsia com os valores defendidos. A marca resolveu enaltecer um mercado alvo em detrimento de outros e se posicionou claramente sobre os seus valores e suas convicções, sem meias palavras. Isso é um bom branding?


Comercial Cadillac, Poolside (com legendas em inglês) - se não abre veja aqui!

O que você achou? Antes de analisar e nos posicionar à respeito vamos tentar entender mais sobre a marca Cadillac para nos despirmos de pré julgamentos.

A HISTÓRIA
Cadillac Automobile Company é uma marca de automóveis americana que nasceu em 1902, em Detroit. Em 1909 foi comprada pela General Motors e fabricou a primeira limusine do mundo. Nos anos 20 a marca virou queridinha dos artistas de Hollywood e não demorou para que os magnatas, chefes de estado e mafiosos - Al Capone é um ótimo exemplo - aderissem à marca também, como sinal de status e nobreza. Nos anos 50 a marca criou o famoso "rabo-de-peixe", fator que influenciou toda a produção automobilística dos carros americanos da época. Em resumo, é uma marca com um histórico de boas inovações de mercado e com orgulho de ter influenciado na cultura e nos desejos capitalistas dos americanos.

OS VALORES
Durante anos de trajetória, a marca conseguiu criar uma imagem de qualidade (uso de excelentes tecnologias), luxo (fabricaram a primeira limusine do mundo) e design (pioneiros em inserir um designer para projetar ao invés de apenas engenheiros). 
Seu lema: "The Standard of the World" (O padrão do mundo)

O PÚBLICO
Pessoas com alto poder aquisitivo - empresários, chefes de estado, astros do cinema e esporte.


O anúncio vende uma idéia e não um produto, fixa conceitos da marca criando um resumo da imagem e história da empresa. É como se a marca Cadillac se personificasse perfeitamente na pele do ator Neal McDonough e falasse aos seus consumidores. E a mensagem é: trabalhe duro, seja persistente e adquira o tão sonhado status e prestígio social através de um Cadillac. Um exemplo de branding claro, objetivo e bem posicionado com os valores da marca. Ponto pra Cadillac? Ainda não.
Outros países, eles trabalham. Eles caminham pela casa. Eles param para um café. Eles tiram agosto todo de férias. Por que não somos assim? Por que não somos como eles? Porque nós somos loucos, porque acreditamos no trabalho duro, esse é o porque." Comercial Cadillac
O problema é que os valores de "American Way of Life" defendidos dizem respeito à uma filosofia do capitalismo já ultrapassada, velha e paralisada lá nos anos 90. Esses valores não movem mais o mercado como antes e muitos americanos já não querem ser representados por eles. Trabalhar duro, ser persistente e conquistar objetivos é uma ótima filosofia, mas defender um comportamento que inferioriza outras culturas e outros países é reforçar ainda mais uma cultura egocentrista que a maioria dos americanos tenta apagar.
Existem milhares de coisas para se celebrar por ser Americano, mas ser possuído por uma mania cega de se afundar em trabalho, comprar mais coisas e tirar sarro das pessoas dos outros países não é uma delas." The Huffington Post, jornal online americano
Provavelmente 10% dos americanos se sentiram representados nesse comercial - e esse é justamente o público da empresa - mas a grande massa não vive isso e não quer ser vista dessa maneira pelo mundo. O diretor do comercial Craig Bierley explica que a intenção da Cadillac é ser uma "marca provocativa", feita para pessoas que adquiriam o sucesso através de trabalho duro e querem se recompensar através de um carro luxuoso. Em resumo, a marca quis criar uma polêmica ética para chamar a atenção e obter mais publicidade, assim como o caso da Louis Vuitton na Rússia, detestável.

O ator Neal McDonough, muito trabalho, discriminação e ganância para se autopresentear com um Cadillac.

As marcas hoje devem ter um papel educativo e saber que são responsáveis por inspirar muito mais gente do que antes - devido ao caráter global que nos encontramos - e que o devem fazer de uma maneira positiva. Enquanto grandes marcas e grandes líderes se tornam transparentes e abraçam a diversidade de culturas a Cadillac se fecha no seu público, defende e pior, alimenta a ganância e a discriminação para com os demais estilos de vida.

Será que os "Lobos de Wall Street" se aposentaram? A Cadillac torce para que isso nunca aconteça.

Se você curte o blog cadastre seu email abaixo e faça parte da nossa rede de amigos! Você vai receber atualizações semanais com os novos posts, imperdível né?


Delivered by FeedBurner

Postar um comentário