Renascendo em tempos de crise: O caso Croxé

Como uma pequena empresa local de Barcelona conseguiu superar a crise e se reinventar estrategicamente.

A maioria dos cases de sucesso empresarial divulgados dizem respeito à grandes marcas, levando muitos a acreditar que as pequenas empresas não respondem por inovações estratégicas. Hoje vamos ilustrar um caso de uma pequena empresa catalã que conseguiu sair da crise enfrentada pela Espanha de forma bem criativa, reestruturando seus serviços e conceitos para traduzir a marca.

A empresa
A Croxé é uma empresa de bijuterias conceituais, fundada por um casal jovem de 22 anos. Seus produtos são 100% feitos à mão, com materiais de alta qualidade.

O início
A empresa começou sua trajetória distribuindo seus produtos por lojas de moda e perfumarias, participando de feiras, e exportando pela Espanha. Cada nova coleção era marcada por um estilo divertido, que contava uma história, com temas diversos.



Donos da Croxé em feira de exposição, com a coleção Gastronomic (2009)
Imersão total no tema de forma criativa e com peças exclusivas

Desde o início o storytelling aparecia em todas as etapas da marca, desde a concepção da coleção até a produção e promoção da mesma. Além disso os donos estavam sempre muito presentes, criando uma relação de atenção com o cliente e gerando credibilidade. Todo o cenário era favorável e a empresa tinha resultados positivos de crescimento.


A crise
A Croxé precisava mudar sua estratégia competitiva para se manter no mercado, mas tinha recursos financeiros limitados e um pequeno contingente de pessoas. O que fazer?

A reestruturação
O principal ponto de mudança da empresa foi o canal de vendas. Eles saíram de uma distribuição massiva de canais multimarcas para se concentrar em um pequeno espaço próprio, intimista e exclusivo: Croxé Secreto. A marca empregou os valores de segredo, confidencial, exclusivo, e parou de fazer propagandas em meios convencionais. Criaram um site onde os usuários se cadastravam em uma lista e esperavam para ser chamados para os eventos exclusivos.
Porém a crise chegou na Europa e mudou completamente o mercado. O comércio multimarcas foi um dos mais afetados. O poder de compra diminuiu muito, fazendo com que o público parasse de comprar bijuterias, consideradas “itens secundários de consumo”. Nesse momento o que importava para o consumidor era o preço, não mais o conceito. As vendas da empresa caíram drasticamente.



Um único ponto de venda foi criado, uma loja física localizada em um ponto estratégico de Barcelona, o Passeig de Gracia (bairro elegante e tradicional da cidade). Um espaço pequeno, porém acolhedor, de acesso restrito, que mescla a tradição catalã com os conceitos inovadores da empresa.


Imagens do ateliê, localizado no bairro elegante e tradicional do Passeig de Gracia



As coleções
O intuito do lançamento de cada coleção é surpreender e criar um momento memorável. Os convites são para poucas pessoas selecionadas, cada evento é completamente diferente do outro, indo de acordo com a coleção planificada. A venda das peças é feita através de pedidos, descartando a necessidade de stock e compra imediata, e os produtos são personalizados e entregues depois ao consumidor. O segredo é a excelência em todos os pontos de contato com o consumidor, se atentando aos mínimos detalhes de cada etapa.

Veja abaixo como foi a coleção Mascarada, inspirada pelo carnaval de Veneza.






“Cada evento Croxé supera o anterior, eles se empenham em criar um ambiente exclusivo que acompanha suas jóias espetaculares. Ao chegar no Palau Dalmases um arlequim nos perguntou a palavra secreta: Rialto. Era imprescindível levar máscara. Ao dizer a palavra secreta o misterioso arlequim abriu as portas do palácio barroco e, ao entrar, alucinamos com a atmosfera. Uma festa veneziana exclusiva. Nos serviram um Cosmopolitan de vodka Grey Goose enquanto admirávamos os personagens peculiares que transitavam pela festa. Entramos no salão de jantar e nos acomodamos. O dono da marca fez um discurso de boas vindas em italiano e logo em seguida damas misteriosas entraram ao ritmo de musica barroca, mostrando as jóias da coleção. Toda a equipe Croxé ia caracterizada à perfeição. Ao final, por grupos pequenos, nos apresentaram a coleção em detalhes.”
Blog Fuxia Atelier
A Croxé foi uma pequena empresa ambiciosa e impôs suas próprias regras criando um novo modelo de atendimento no mercado local, centrado no consumidor e na experiência. E o resultado foi positivo! A inovação não acaba nunca, o objetivo é sempre surpreender.
E aí, inspirado para inovar na sua empresa?

Gostaria de agradecer a professora Leonor Garcia Montoliu por trazer a tona esse case na minha pós em Design Management, para que ele pudesse ser ilustrado hoje.

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