Correios e sua nova marca

Hoje um dos assuntos mais comentados foi o lançamento da nova marca dos Correios. Sim, nova marca, pois além do novo logo, toda a comunicação, publicidade e serviços foram atualizados também. Um excelente exemplo de trabalho conjunto e timing perfeito em prol do bom branding.

novo logo correios

Na terça feira os Correios apresentaram sua nova identidade visual em um evento em Brasília. O ponto forte do novo logo é a modernização, a releitura tecnológica de uma identidade já maltratada pelo tempo. O projeto foi coordenado pela CDA Branding & Design que executou com maestria os requisitos dos gestores dos Correios: modernidade, modernidade e mais modernidade.

O primeiro logo dos Correios surgiu em 1970, resultado de um concurso, e é de autoria de Eduardo J. Rodrigues, na época estudante de arquitetura e urbanismo. A ideia da concepção vem de um envelope aéreo, com suas bordas geométricas, e trabalha a personalização desse elemento ao inserir conceitos como dinamismo, difusão e movimento. Genial na minha opinião.


Esse logo perdurou por 20 anos, até que em 1990 a empresa atualizou sua imagem e desenvolveu seu manual de padronização, inserindo o azul e o amarelo e instituindo a marca conhecida até então.


Toda a reestruturação gráfica foi consequência do atual momento vivido pela empresa estatal. A sanção da Lei 12.490 em 2011 permitiu que a empresa ampliasse sua área de atuação, oferecendo então novos serviços, como de telefonia móvel virtual e serviços financeiros. A ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) - que foi fundada em 1969 - entrou de vez na era tecnológica e precisou mostrar isso ao público.

O redesenho foi um trabalho de grande porte, que está sendo julgado por um público imenso, todos os brasileiros desse país, e está se saindo bem. Ao meu ver o novo design se ateve com rigidez ao briefing, manteve os pontos icônicos da marca - as setas e as cores – e remodelou o resto com um padrão gráfico atual de qualidade.

novo correios

Sem risco, sem excessos e sem excentricidades. O bom branding não é sempre polêmico, o bom branding é o que respeita a essência da marca.
A nova marca dos Correios simboliza confiança, movimento, conexão e inovação. Ela está mais amigável e próxima das pessoas. Livre e contemporânea, está pronta para mais 350 anos.” CDA Branding & Design
Um logo que seria efêmero se visto apenas pelo ponto de vista gráfico, mas que deve perdurar pela estratégia do branding, pois mantém os elementos icônicos da empresa vivos. A construção de um logo não se trata apenas de estética e regras gráficas, mas de estratégia e relacionamento com o público. Os Correios são exemplo disso.

Confira abaixo outras aplicações da nova marca. A campanha publicitária que dá apoio à nova marca foi criada pela Master Roma Waiteman.



novo correios




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3 coments

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Um abraço,

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Essa marca é um lixo.

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