O novo branding esportivo: case Copa América

Apesar do fracasso total – inclusive gráfico - da Copa do Mundo 2014, a nova identidade visual da Copa América nos mostra que ainda há esperança para um trabalho de qualidade na área e surpreende ao quebrar os padrões e nadar contra a corrente.

O mercado dos esportes movimenta milhões pelo mundo, e não é só em contratações e publicidade, as agências de branding também entraram de vez nesse jogo. Aqui no Brasil temos o exemplo da Tátil Design que criou a identidade dos Jogos Olímpicos 2016 e como referência internacional temos a portuguesa Brandia Central - cada vez mais especialista nesse tipo de segmento - sendo responsável por trabalhos de muita qualidade. Depois de assinar a criação das marca dos campeonatos europeus de futebol UEFA Euro 2012 (Polônia, Ucrânia) e UEFA Euro 2016 (França) a empresa apresentou seu mais recente trabalho esportivo, a marca da Copa América 2015 (Chile).

A Copa América é o mais antigo torneio internacional de futebol, existindo desde 1916. A competição acontece a cada quatro anos - sempre um ano depois da Copa – e é um dos maiores eventos desportivos do mundo, onde, desde 1993, participam 10 países Sul Americanos e mais dois convidados extras. Cada edição é sediada em um países membros da CONMEBOL e o anfitrião do ano que vem é o Chile.

logo copa america 2015

Novo logo da Copa América Chile 2015

Trabalhar com identidades visuais de eventos desportivos significa fazer uma releitura da marca principal baseada na cultura do pais sede. Os valores principais devem permanecer e são revestidos por elementos culturais, agregando um novo conceito para a marca em questão. No caso da Copa América essas releituras eram muito sutis a cada edição, mantendo a mesma linha fria e exata de raciocínio.

logos copa america


Versões antigas da Copa América


A nova identidade da Copa América 2016 marca uma total quebra de padrões para o evento. Sem medo de ousar e primando pelo bom design o logo está revestido de elementos culturais típicos do Chile. Se trata de pensar além da caixa e incorporar elementos emocionais de uma forma visual, conferindo significado à marca. Os valores básicos da Copa América estão presentes: o nome, a bola de futebol e a bandeira do país, mas de uma forma mais experiencial e menos descritiva. Essa é a grande tendência do design de marcas atual.

novo logo copa america
copa america 2015

Referências e conceitos utilizados para criar a nova identidade

A estrela da bandeira nacional é retratada dentro de outra estrela de oito pontas, onde cada uma representa uma cidade sede. Os ícones externos representam: superação, paixão, triunfo e celebração. As linhas cruzadas lembram o desenho do tradicional “kultrun”, um antigo tambor tribal chileno.

A tipografia também foi muito bem trabalhada, ao trazer tipos mais pessoais e ao desequilibrar a importância das informações, deixando Chile 2015 como elemento mais importante do que Copa América. Além disso eles mesclaram tipos manuscritas da identidade principal com tipos retos da identidade secundária (eu vejo já um pouco de excesso, mas não é algo que comprometa a resto do trabalho).

copa america 2015

Identidade visual para as cidades sede

Enquanto todas as outras marcas da Copa América são desmotivadas e de fácil esquecimento essa traz pregnância para durar até o próximo torneio, em 2019. O potencial de engajamento com o torcedor também é visível, pois boas marcas desportivas devem gerar uma conexão emocional forte, para poder inspirar e trazer o torcedor para o evento. Ponto para a Brandia Central!


Numa época onde o “menos é mais” e o flat design domina a cena é inspirador ver um trabalho diferente - com muitos elementos, cores e gradientes - que deu certo e ficou realmente muito bom. Uma marca que não teve medo de quebrar padrões e se auto afirmar em um mercado onde grandes nomes perdem sua identidade em prol de “um perfil mais tecnológico”.
A nova identidade da Copa América reflete a essência do design para o mercado desportivo: emoção, diversidade e um relacionamento apaixonado com o publico. 
Identidades UEFA EURO feitas também pela Brandia Central

Cada tipo de mercado pede um tipo de comportamento, e cada empresa, entidade ou evento tem suas características, por isso cada case de branding também é único. Não se trata de uma receita de bolo onde certos elementos são obrigatórios, no branding vale tudo, desde que reflita a verdadeira essência da marca e passe esses valores ao público – em forma de imagem, serviço, atitudes, publicidade entre outros.

Assim é o branding: da estratégia para arte.


Gostou do post? Então cadastre-se e receba nosso conteúdo exclusivo!


Delivered by FeedBurner

Postar um comentário