Telegram: o app que está conquistando usuários do Whatsapp

Na semana passada o Whatsapp foi comprado pelo Facebook, e se tornou um dos assuntos mais debatidos mundialmente. Independente da quantia paga ou dos planos para o aplicativo, algo mais importante deve ser observado, será que o Sr. Facebook vai conseguir manter os usuários fiéis ao Whatsapp? Se depender do Telegram, não por muito tempo.

Não é dúvida que os programas de mensagem fazem sucesso no mercado, tanto que vários apps apresentam essa funcionalidade, entre eles os grandes, Viber, Facebook e Instagram. Porém nenhum deles se compara ao Whatsapp, queridinho dos usuários e vício mundial. O app tem 5 anos de existência e cerca de 450 milhões de usuários, recebendo aproximadamente 1 milhão de pessoas por dia, que o torna o principal aplicativo de mensagens instantâneas do mundo.

A venda do Whatsapp para o Facebook no dia 19 de fevereiro foi um dos assuntos mais falados mundialmente. O serviço de mensagens foi comprado pela quantia de 19 bilhões de dólares (4 bilhões em dinheiro, 12 em ações e mais 3 em bônus). No primeiro instante do anúncio oficial da venda várias pessoas já se perguntavam qual seria o futuro do aplicativo. O maior medo dos usuários do Whatsapp era que a nova gestão tornasse o app menos privativo, e mudasse alguns dos valores sempre defendidos pela marca, como a gratuidade do serviço. O receio tomou conta do mercado.

Whatsapp versus Telegram, será que um novato pode derrubar um gigante?

Cinco dias depois da compra, no sábado 22 de fevereiro, o Whatsapp passou pela maior e mais longa falha depois de muitos anos. Foram 4 horas fora do ar e usuários do mundo todo desesperados e revoltados com o serviço. Mesmo com a afirmação de Zuckerberg de que o aplicativo não mudaria, a desconfiança dos usuários se tornou gigante desde então.

E nesse momento delicado o tímido e desconhecido serviço de mensagens Telegram entrou em cena. Segundo o Twitter oficial da empresa 500 mil pessoas abriram contas no aplicativo no dia da venda do Whastapp. E o apagão do rival no dia 22 resultou em 5 milhões de novos usuários ao novo app. Mas afinal, o que é o Telegram?

O Telegram esperava o registro de 1 milhão de usuários por dia, mas se surpreendeu com 5 milhões de usuários em um único dia, devido à falha do Whatsapp.

O Telegram é um serviço de troca de mensagens fundado em 2013 por dois irmãos russos, Nikolai e Pavel Durov, criadores da VK, a maior rede social da Rússia. No domingo o app figurava no topo da App Store em 48 países. Na segunda ele estava em primeiro lugar no ranking dos aplicativos mais baixados no Brasil.

De diferente mesmo o Telegram oferece uma função de autodestruição: o chat privado. Essa função, que se assemelha muito ao Snapchat, permite que a mensagem enviada seja destruída sem deixar rastros, após um período de tempo personalizável pelo usuário. O resto é realmente idêntico ao Whatsapp, a funcionalidades, o visual, a experiência de uso... mas então, por que o Telegram está conquistando tantos usuários do Whatsapp?

O grande trunfo do Telegram está em dois detalhes promocionados pelos seus criadores, a segurança e a gratuidade. Os desenvolvedores do aplicativo dizem ter criado um aplicativo totalmente seguro, e oferecem 200 mil dólares para quem conseguir quebrar seu código de segurança. Segundo eles o servidor do Telegram não mantém nenhum rastro das mensagens, que são 100% criptografadas, assim como fotos, vídeos e música. Quanto a gratuidade, o aplicativo possui código aberto e é totalmente gratuito e, segundo os desenvolvedores, vai continuar sempre assim.

Segurança e gratuidade são os dois trunfos do Telegram, seus criadores garantem que suas mensagens são 100% criptografadas e que o aplicativo jamais será pago.

Vale lembrar que em outubro do ano passado o Whatsapp apresentou uma falha de segurança e algumas mensagens puderam ser interceptadas por terceiros. Agora, com a venda do app para o Facebook e o blackout recente, a migração para o Telegram aconteceu por usuários atraídos pelas promessas do app, de suprir o que o Whatsapp vem falhando em fornecer.

Uma falha de mercado tão grande do Whatsapp abriu um buraco para que uma marca concorrente pudesse entrar, e ela não fez feio. A empresa, que esperava o registro de 1 milhão de usuários por dia, se surpreendeu com 5 milhões de usuários em um único dia. A tendência é que esses números aumentem, pois o Telegram está virando moda entre os jovens, e os jovens ditam as regras desse mercado.

Por fim, resta ver se a marca realmente vai fazer jus aos seus valores, e se ela pode competir estavelmente com o gigante Whatsapp, inclusive derrubá-lo. Mas fica a lição: esse episódio mostra claramente, que em um mercado inconstante e mutável, nenhuma marca, por maior que seja, está salva. Mais detalhes no post Sua Marca vai Falir.

Eu baixei e estou testando o Telegram. Ele está disponível para Android, iPhone, Mac, Windows (pc apenas) e Linux. O ruim é que não possui ainda todos os idiomas (nada de português por enquanto), mas ele é rápido e realmente igual ao Whatsapp, o que facilita a interação usuário/aplicativo. Alguém de vocês tem Telegram? O que vocês opinam do app?

Se você curte o blog cadastre seu email abaixo e faça parte da nossa rede de amigos! Você vai receber atualizações semanais com os novos posts, imperdível né?


Delivered by FeedBurner

1 coments:

Eu utilizava o Whatsapp e agora possuo Telegram. Desde tempos eu queria algo melhor que o Whatsapp, tentei o Kik, LINE, e um outro que não lembro o nome agora, mas no fim tudo acabava no mesmo problema: A falha de realmente entregar minha mensagem. O Whatsapp vive tendo falha de conexão e não entrega direito minhas mensagens, de vez em quando eu tenho que mandar outra mensagem pra que a primeira chegue, ou nem mesmo entrega, diz que falha e fica por isso. O Kik é o mais prático até agora, ele é bem simples e faz seu trabalho, mas conheço muitos poucos que o usam.... O mesmo problema do LINE. Porém, este segundo possui outro problema: Depois de um tempo, ele passou a não enviar mais arquivos, seja em WiFi, seja em 3G, seja como for, ele simplesmente diz que está carregando pra enviar, chega no fim e não envia, por isso tenho minhas dúvidas. O que me convenceu que o LINE era o melhor dos três é o que o Telegram tem (não oficialmente) que é a portabilidade para o PC, facilita muito quando estou em casa (além de que digitar num computador é muito melhor que digitar no teclado minúsculo de um Smartphone ou no imprático teclado de Tablet), porém o uso é... Falho, por partes.

Isso tudo me levou a testar o Telegram (também por indicação de amigos) e eu gostei muito do programa, é mais rápido que o LINE, possui o modo PC (como disse antes, mesmo não oficialmente), a lista de amigos é bem prática, o modo "seguro" é interessante e, convenhamos, agora que o Whatsapp foi comprado pelo Facebook, ele tornou-se um grande alvo de hackers, já que informação é poder. E o que é melhor que um programa que cai por muitas vezes e que acabou de ser comprado por uma empresa de rede social? Além do fato que imagino que logo irão ligar o Whatsapp ao Facebook. E aí... Estarei bem longe desse app.

Reply

Postar um comentário