O Facebook festeja seus 10 anos

Nessa terça, 04 de fevereiro, o Facebook soprou as velinhas e comemorou 10 anos de existência. Um grande mérito para uma empresa online que possui mais de 1 bilhão de usuários. Entenda o por quê desse sucesso, e quais são os planos de Mark Zuckerberg para tentar chegar aos 20 anos.

O Facebook é usado hoje em dia por 1,23 bilhões de pessoas - quase a metade das pessoas do mundo que possuem internet estão cadastradas na rede social - e vale mais de 130 bilhões de dólares. Mas segundo Mark Zuckerberg o maior mérito da marca é proporcionar conexões verdadeiras e duradouras entre seus usuários, o que, para mim, explica em parte o crescimento constante do Facebook mesmo depois de 10 anos de mercado.

Mark Zuckerberg publicou um comunicado à seus seguidores para comemorar os 10 anos de sua marca, confira um trecho aqui.
Eu sempre pensei que isso era importante - fornecer às pessoas o poder de compartilhar e permanecer conectados, possibilitando que as pessoas pudessem construir suas próprias comunidades. Quando eu reflito sobre os últimos 10 anos, eu me faço uma questão: por quê fomos nós que construímos isso? Nós éramos apenas estudantes. Nós tínhamos bem menos recursos que grandes companias. Se eles tivessem se focado nesse problema, eles poderiam ter feito isso. A única resposta que consigo pensar para essa pergunta é: nós apenas nos preocupamos mais.
Para tornar esse momento ainda mais pessoal e fazer com que seus seguidores se sintam protagonistas dessa festa o Facebook lançou sua campanha Look back. É uma ferramenta que cria um vídeo com fotos e vídeos importantes do seu perfil embalados por uma música emotiva. Não fica excelente, mas emocionou muita gente e gerou burburinho na internet. Ponto para o Facebook.

A maior parte do sucesso e da longevidade da marca advém de Mark Zuckerberg. Ele possui uma grande determinação e organização, que podem ser vistas pela sua capacidade de estruturar metas e, o mais importante, de cumpri-las. Ele estabelece desafios anuais, tanto para suas empresas quanto para sua vida pessoal, e se empenha todos os dias para chegar onde planejou. Resumindo: é um esforço diário e constante, focado em um objetivo.

Metas de Zuckerberg: Aprender Mandarin (2010), comer apenas animais que ele mesmo abatia (2011), conhecer alguém novo a cada dia (2013), escrever diariamente uma nota de agradecimento à alguém (2014).

O desafio agora é continuar esse crescimento, e enfrentar novas tendências, febres de mercado que geram forte concorrência. Internautas, particularmente os mais jovens, anseiam por diferentes tipos de experiências on-line e novas maneiras de se conectar com o outro. Twitter, Snapchat, Pinterest... nenhuma dessas redes ainda é capaz de competir diretamente com o Facebook, mas à medida que os usuários vão, pouco a pouco, escolhendo uma ou outra rede, o contexto geral começa a ficar preocupante. O Facebook sabe disso e está se mexendo para garantir o seu lugar no mercado, através da atuação em novas formas de comunicação. Sinal disso é a compra do Instagram e a tentativa frustada de comprar o Snapchat, com o objetivo de buscar hegemonia no mercado.

O grande passo do Facebook para o futuro consiste em buscar dominar o mercado da navegação por smartphones. Em 2012 a empresa decidiu que seria "móvel primeiro", e está se mobilizando para voltar-se inteiramente para o acesso do usuário pelo celular. Ao final de 2013, pela primeira vez, o Facebook fez mais de US $ 1 bilhão em receita de publicidade móvel em apenas um trimestre. A ideia é conectar ainda mais usuários e agregar novos seguidores. O plano consiste em criar (ou comprar) e lançar apps para o mercado, nem sempre associados diretamente com o Facebook. Entenda melhor abaixo.


Para as empresas o Facebook se tornou uma plataforma para engajar-se com atuais e potenciais novos clientes. Para os usuários o Facebook mudou a forma como nos relacionamos com os amigos, a família e as nossas marcas favoritas.

E os próximos 10 anos? Vamos esperar para ver, pois Zuckerberg não terá nem 40 ainda.

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