Criatividade no ambiente de trabalho

Descubra maneiras simples de modificar seu espaço de trabalho. Como atrair a criatividade e proporcionar uma maior interatividade entre os funcionários, sem perder o potencial produtivo da empresa.

Todos, em algum momento da vida, buscamos ser mais criativos. A palavra, que significa a capacidade de criar, nos proporciona a escolha de novos caminhos e novas soluções, e muitas vezes nos diferencia dos demais.

O ambiente de trabalho deve ser visto com novos olhos. É o espaço onde ideias e diálogos devem gerar novas soluções para antigos problemas, onde os funcionários devem trabalhar satisfeitos, onde tenha a identidade da empresa e transmita seus princípios.

1. Planeje um ambiente comum na sua empresa e incentive a conversa entre seus funcionários, a criatividade provém muitas vezes de reuniões espontâneas e discussões casuais.

Átrio do prédio da Pixar

Um grande promotor e visionário da criatividade nos ambientes de trabalho foi Steve Jobs ao redesenhar o prédio da Pixar. Ele acabou com a idéia de andares separados para cada nichos de profissionais, onde as ideias eram desenvolvidas por email e chat. Criou um átrio central de interação onde os funcionários podiam sair um momento de seus postos de trabalho e conversar.

2. Reduza a barreira entre funcionários, gere a ideia de um espaço mais amplo, mais transparente e mais comunicativo.


Escritório do Facebook em Palo Alto feito pelo Studio o+a

Evite divisões desnecessárias entre colegas de trabalho. Os nichos, ou baias, são estruturas que encarceram o funcionário e impossibilitam a sua interação com os demais e o avanço da sua produtividade. Opte por espaços mais abertos, e se necessário, utilize divisórias de vidro. Os funcionários podem se ver e gerar um ambiente mais positivo, além de cada um buscar uma maior produtividade, já que está visível no meio dos demais.

3. Reformule os símbolos de poder da sua organização, excesso de hierarquia e comandos inquestionáveis não levam a nada.


Projeto feito pela empresa Sprikk

As hierarquias excessivas não levam a nada. Foi-se o tempo industrial onde os chefes ficavam no andar de cima e os funcionários apenas executavam ordens. Invista em uma maior horizontalidade do seu espaço de trabalho. O chefe deve ter uma sala própria, mas com uma maior comunicação com seus funcionários. Uma sala que lhe forneça privacidade nos momentos necessários, mas que não lhe isole dos demais no escritório.

4. Decore seu espaço de trabalho com a personalidade da empresa, deixe que seus funcionários saibam o porque trabalham com você e faça com que eles acreditem no que você acredita.



Decorações de empresas feita pela Kola

Trabalhe com uma decoração que tenha as cores e os traços comunicativos da empresa. Invista em adesivos personalizados, divertidos ou não, mas que expressem visualmente os valores da sua marca. Adesivar a missão e visão da empresa é uma boa ideia, pois coloca os funcionários sempre em contato com a sua filosofia (você pode colocar inclusive depoimentos de clientes). Não se esqueça de sinalizar bem os ambientes do escritório para não gerar dúvidas.

Aqui vão outras dicas simples:

- Estabeleça as normas sociais no ambiente de trabalho, regras também são importantes e devem ser cumpridas para uma melhor utilização do escritório;

- Promova encontros entre os funcionários, onde todos podem ficar sabendo do andamento de cada tarefa e do projeto;

- Coloque objetos de uso comum, tais como copiadoras e máquina de café em locais de maior circulação, assim você promove a interação;

- Reduza a distância física entre colegas de trabalho;

- Permita a privacidade também, locais comuns devem ser sinalizados, e locais de trabalho devem permitir o silêncio e a concentração de quem precisa.

Se inspire com essas imagens!






4 coments

Excelente matéria !!! Gostei muito do blog!

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Excelente post! especialmente para futuras empresas que buscan rediseñar su espacio de trabajo y hacerlo mas interactivo entre los funcionarios.

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Que bueno que te ha gustado! Si, el enfoque del blog en general son las pequeñas y medianas empresas.

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