A brasileira Netshoes, autoridade no mercado nacional, também está presente na Argentina e México agora quer mais. A marca busca se tornar referência global em e-commerce de artigos esportivos, por isso radicalizou e modificou todo o seu posicionamento e identidade de marca, para atrair mais público, atender uma demanda maior e ficar com cara de "gente grande".
Netshoes - mais energia, movimento e jovialidade através de uma tipografia fluida imersa em um gradiente pra lá de vibrante.
A princípio a nova identidade pode chocar com o gradiente vibrante e não agradar aos que estavam acostumados com a seriedade gráfica da marca, mas com um olhar atento e uma cabeça aberta você pode perceber que a marca é bem sucedida na sua comunicação. A nova Netshoes foi resultado de um ano de trabalho da empresa com a consultoria Interbrand, pesquisas com clientes, parceiros e colaboradores foram feitas, tudo para descobrir os novos atributos que a marca deveria refletir. E para mim o trabalho foi bem feito, a nova marca grita - energia, dinâmica e jovialidade - e justifica bem seus valores.
Energia: o movimento do esporte é transmitido aos consumidores, fator apoiado por toda a comunicação visual, que trabalha com imagens que inspiram a prática da atividade física, seja profissional ou por entretenimento. Dinâmica: as formas mais fluidas transmitem a agilidade e melhoria do serviço da empresa, que pode ser visto através da loja virtual mais acessível e fácil de navegar. Jovialidade: o principal target da marca é o público jovem, grande criador de tendências e assíduo consumidor da marca, e a marca está atingindo esse público através de uma campanha forte pelas redes sociais.
Uma identidade impactante, que choca ao primeiro olhar, mas que traduz um pensamento jovem e dinâmico através de uma comunicação uníssona da Netshoes. Ponto pro e-commerce esportivo!
As mudanças já podem ser vistas na loja virtual, nas embalagens, nas redes sociais e nos anúncios publicitários. O novo posicionamento e identidade foram adotados para todos os mercados que a empresa atua, um trabalho bem feito e uma comunicação uníssona da Netshoes, essencial para destacar-se no comércio global digital. Uma marca perfeita para o seu público, colorida, energética e conectada com os jovens atletas.
Outra mudança importante e ainda mais profunda foi a da Reebok, que, tentando ser uma marca mais rentável, ampliou seu mercado e tirou o foco dos atletas profissionais, passando a apoiar esportes de condicionamento físico, tais como crossfit, yoga e aeróbica. A marca passou a abrir mão de contratos tais como da NFL (liga de futebol americano) e da NHL (liga de hóquei) para firmar parcerias com a Les Mills (bodypump e bodycombat) e Spartan Races (corridas de obstáculos), tudo em prol de uma comunicação com um novo público.
Nos últimos 30 anos tivemos sucesso na criação de produtos para atletas de elite de todos os esportes imagináveis, mas não fomos capazes de inspirar suficientemente as pessoas a se moverem. Este é um convite para que todos tomem parte na luta contra o comodismo. Matt O’Toole, executivo-chefe de marketing da ReebokPara uma mudança tão significativa de posicionamento a marca desenvolveu uma nova identidade visual, totalmente remodelada, que conversasse com o novo público. Abriu mão do seu símbolo para adotar o Delta, um ícone de mudança e transformação. Um choque e tanto, não? A tipografia segue exatamente a mesma, mas o símbolo mudou de uma forma inigualável. Para mim isso não caracteriza exatamente um redesenho, já que uma forma não evolui da outra, apenas substitui a outra, sem qualquer momento lógico de evolução.
Reebok - não pode ser considerado exatamente um redesenho, e sim uma mutação, já que não há uma evolução lógica entre os símbolos.
A nova marca, com o símbolo Delta, está sendo lançada esse mês e substituindo a antiga identidade visual em todos os produtos, exceto na linha Reebok Classics. Vamos esperar para ver se a Reebok vai triunfar... na minha opinião, as chances são altas.
E você, o que achou dessas mudanças? Deixe sua opinião abaixo!
Para ver outros cases de redesenho e reestruturação de marca, confere aqui o post sobre a nova marca Visa e sobre a nova marca Philips.
1 coments:
Muito bom o seu post. O redesenho da Netshoes foi de grande agrado e acredito terem acertado. Já o da Reebok, não foi lá essas coisas, mas é uma aposta que pode dar certo.
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