Bologna é uma cidade italiana jovem e cosmopolita, devido ao seu caráter universitário. A cidade possui cerca de 390 mil habitantes e é a sétima maior da Itália em termos de população. Uma cidade como as outras, com qualidades e defeitos, mas que surpreendeu com sua nova identidade visual, que esbanja qualidade e criatividade.
Um concurso (não vou entrar em detalhes) para criar a nova identidade visual de Bologna foi divulgado no ano passado, organizado Urban Center Bologna e endossado pela entidade oficial da cidade. Com um prêmio de 14 mil euros o concurso recebeu mais de 500 propostas, e em novembro de 2013 foi divulgada a identidade ganhadora - os criadores foram uma dupla da cidade de Trieste, Matteo Bartoli e Michele Pastore. Se você quiser veja todas as outras propostas aqui.
O problema, em estudar uma possível identidade visual para a cidade, é paradoxal: primeiro, inserir e trazer à tona na "marca" as múltiplas facetas e percepções infinitas da cidade que constitui o que é Bologna - e de outro lado, prover um sistema com suficiente força e coerência visual para ser percebido como tal, e ser uma ferramenta efetiva de conexão e melhoria tangível de todas essas qualidades." Matteo Bartoli, designer da proposta vencedoraA identidade visual foi implementada e divulgada no início desse ano, e desde ao primeiro olhar, apaixonou e engajou muita gente. O sistema é de complexa projeção, mas de fácil entendimento. Cada letra do alfabeto foi substituída por um signo gráfico e todos esses símbolos foram criados a partir de referências da cidade - mosaicos característicos, vitrais, paredes, o brasão da cidade, entre outros. Em resumo, você pode escrever o que quiser e a cada letra vai se sobrepondo à outra e criando um novo símbolo. Além disso você pode modificar a paleta de cores, as combinações são as mais variadas! Para quem não entendeu veja o vídeo abaixo e depois entre aqui para testar.
Vídeo explicativo de toda a complexidade da identidade visual
Explicação da construção e origens do alfabeto
Alguns exemplos de aplicativos, a diversidade de usos é gritante
A idéia e execução são ótimas mas o case não é inédito, pesquisando por aí descobri que Lisboa já tinha usado semelhante artefato para criar uma tipografia própria exclusiva, a LX Type. E a história é bem embasada, tem tudo a ver com os valores da cidade. Além disso eles relacionam cada letra com um monumento histórico, você se diverte e acaba conhecendo mais sobre a cidade, isso me pareceu fantástico e super promocional. Entra lá no site da LX Type e confere os detalhes.
É uma identidade visual criativa, mas para mim ela fica apenas nesse âmbito, não conseguindo representar com profundidade a cultura e os valores da cidade, já que no fim são gráficos sobrepostos que podem significar n coisas, inclusive aspectos que não tenham nada a ver com a cidade. Mas de qualquer maneira é uma marca diferenciada, que enche os olhos e engaja. Ela não se encaixaria em diversos mercados ou empresas, mas, para uma cidade que pode significar tanta coisa para tanta gente, cai bem apesar de tudo. Até agora é uma idéia criativa que gerou bom viral, resta inserir profundidade através de uma boa gestão de uso.
Alguns minutos no site e diversas palavras, muito divertido e interativo... mas será que tem profundidade suficiente para representar a cultura e os valores da cidade? Afinal, Bologna pode ser tudo e nada ao mesmo tempo.
Fica a ótima referência para você leitor, espero que tenha gostado! Se divertiu escrevendo nomes lá no site? Mostra aqui no blog! E se conhece mais algum caso de identidade visual nesse estilo participativo manda de sugestão que pode ser publicado.
Postar um comentário