Tendências de mercado em 2014

Mais um ano começa, e com ele novas resoluções e novas atitudes. Isso vale para sua vida e para sua empresa também. Para ajudar confira aqui as principais tendências de mercado em relação às marcas para este ano.

Para o Brasil, 2014 é ano de Copa do Mundo, o mercado estará aquecido e os consumidores cada vez mais exigentes e com maiores expectativas. Nesse ano mude velhos hábitos, adote novos métodos de engajamento de marca e crie um futuro mais lucrativo para sua empresa. Confira as tendências globais abaixo e inspire-se!

1. Quanto mais nova, melhor

A atração por marcas "estabelecidas" dá lugar à atração por marcas desconhecidas, que ainda não se comprovaram no mercado. O consumidor vai confiar cada vez mais nas chamadas "marcas ficha limpa", marcas sem história e sem legado. A esse fenômeno se dá o nome de Instant Trust (Confiança Instantânea), e é resultado de uma falta de confiança nas grandes empresas. As marcas novas, por acabarem de entrar no mercado, não cometeram nenhum erro ainda, e isso leva os consumidores a acreditar que elas continuarão agindo corretamente no futuro também.

O aplicativo de mensagens 2go da África do Sul, colocou o facebook de lado na Nigéria, alcançando 5 milhões de usuários, com 50 mil novos registros por dia

2. Uma melhor experiência

O mercado está cada vez mais globalizado, e esse fato gera a democratização de mercado. O futuro brinda o empreendedorismo e a diversificação de produtos e serviços. A tendência é que cada vez mais empresas briguem no mercado, criando marcas voltadas para atender demandas específicas. Marcas que trabalham exaustivamente para lançar novos produtos e serviços, pautados numa melhor experiência para o consumidor.

O Post Fumaça Preta foi lançado em julho de 2013, e é um aplicativo que permite que brasileiros denunciem veículos altamente poluentes através de fotos e queixas.

3. Menos publicidade, mais recomendação

Do que vale uma publicidade bem feita se seus amigos não indicam a marca? O consumidor não se deixa levar por falsas promessas, e sim por grupos de consumo (os fóruns de debates estão cada vez mais em alta). Uma pesquisa da Nielsen (abril de 2012) diz que 92% dos consumidores globais confiam nas recomendações de amigos e familiares acima de qualquer forma de publicidade. 70% dos consumidores confiam nas opiniões de consumidores online e apenas 47% confiam em anúncios de televisão.

4. Consumidores mais exigentes

Nos últimos 5 anos as expectativas dos consumidores cresceram 20% e as marcas conseguiram atender apenas 5% dessas expectativas com os produtos e serviços entregues (Forbes). Ou seja, o que é desejado não é obtido. O resultado de consumidores mais exigentes é a diminuição da vida útil das marcas. A idade média das marcas caiu de 84 para 68 em 2012 (BrandZ top 100 Global Brands Report) e a tendência é diminuir mais. Por isso a habilidade de identificar e atender às expectativas dos consumidores vai acarretar em vantagem de mercado.

Devido ao crescimento do mercado "ecologicamente correto" no fim de 2012 foi lançado o primeiro refrigerante orgânico a ser produzido no Brasil. O Wewi é produzido com guaraná da Amazônia, sem aromatizantes e conservantes artificiais.

5. Simplicidade e transparência

As operações simples e enxutas, executadas com transparência, atraem o consumidor pois são claras e fáceis para ele entender. Uma marca limpa gera confiança, e confiança gera lealdade. A idéia do capitalismo industrial, onde confidencialidade gerava vantagem competitiva, acabou. As marcas que simplificam a tomada de decisão do consumidor tem 115% mais de probabilidade de serem recomendadas. (CEB, maio de 2012)

O TransferWise é um serviço de câmbio que conecta consumidores interessados em trocar libras e euros, evitando as taxas e comissões altas de bancos. Já foram trocados mais de  10 milhões de euros, gerando uma economia de mais de 500 mil euros no processo.

Essa foi a Parte I do post! Gostou? Então aguarde que quinta-feira sai a Parte II, com as tendências para o mercado online.




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