Todos, em algum momento da vida, buscamos ser mais criativos. A palavra, que significa a capacidade de criar, nos proporciona a escolha de novos caminhos e novas soluções, e muitas vezes nos diferencia dos demais.
O ambiente de trabalho deve ser visto com novos olhos. É o espaço onde ideias e diálogos devem gerar novas soluções para antigos problemas, onde os funcionários devem trabalhar satisfeitos, onde tenha a identidade da empresa e transmita seus princípios.
1. Planeje um ambiente comum na sua empresa e incentive a conversa entre seus funcionários, a criatividade provém muitas vezes de reuniões espontâneas e discussões casuais.
Átrio do prédio da Pixar
2. Reduza a barreira entre funcionários, gere a ideia de um espaço mais amplo, mais transparente e mais comunicativo.
Escritório do Facebook em Palo Alto feito pelo Studio o+a
Evite divisões desnecessárias entre colegas de trabalho. Os nichos, ou baias, são estruturas que encarceram o funcionário e impossibilitam a sua interação com os demais e o avanço da sua produtividade. Opte por espaços mais abertos, e se necessário, utilize divisórias de vidro. Os funcionários podem se ver e gerar um ambiente mais positivo, além de cada um buscar uma maior produtividade, já que está visível no meio dos demais.
3. Reformule os símbolos de poder da sua organização, excesso de hierarquia e comandos inquestionáveis não levam a nada.
Projeto feito pela empresa Sprikk
4. Decore seu espaço de trabalho com a personalidade da empresa, deixe que seus funcionários saibam o porque trabalham com você e faça com que eles acreditem no que você acredita.
Decorações de empresas feita pela Kola
Trabalhe com uma decoração que tenha as cores e os traços comunicativos da empresa. Invista em adesivos personalizados, divertidos ou não, mas que expressem visualmente os valores da sua marca. Adesivar a missão e visão da empresa é uma boa ideia, pois coloca os funcionários sempre em contato com a sua filosofia (você pode colocar inclusive depoimentos de clientes). Não se esqueça de sinalizar bem os ambientes do escritório para não gerar dúvidas.
Aqui vão outras dicas simples:
- Estabeleça as normas sociais no ambiente de trabalho, regras também são importantes e devem ser cumpridas para uma melhor utilização do escritório;
- Promova encontros entre os funcionários, onde todos podem ficar sabendo do andamento de cada tarefa e do projeto;
- Coloque objetos de uso comum, tais como copiadoras e máquina de café em locais de maior circulação, assim você promove a interação;
- Reduza a distância física entre colegas de trabalho;
- Permita a privacidade também, locais comuns devem ser sinalizados, e locais de trabalho devem permitir o silêncio e a concentração de quem precisa.
Se inspire com essas imagens!
4 coments
Excelente matéria !!! Gostei muito do blog!
ReplyExcelente post! especialmente para futuras empresas que buscan rediseñar su espacio de trabajo y hacerlo mas interactivo entre los funcionarios.
ReplyObrigada!
ReplyQue bueno que te ha gustado! Si, el enfoque del blog en general son las pequeñas y medianas empresas.
ReplyPostar um comentário