Branding para pequenas empresas

O branding é comumente associado à grandes empresas e grandes êxitos de mercado. Mas as pequenas empresas podem e devem pensar em cuidar das suas marcas também. Para fazer branding não é preciso ser grande, é preciso pensar grande.

Um esclarecimento se faz necessário: o que é branding? Ele é o conjunto de práticas e técnicas utilizadas para a construção e o fortalecimento de uma marca, ou seja, uma gestão de marca. Para mais detalhes olhe o artigo de branding já publicado aqui.

Pequenas empresas devem pensar em branding e trabalhá-lo de uma forma contínua no seu dia a dia, assim como grandes empresas fazem. Acreditem, isso é possível. E esse comportamento gera valorização da sua marca e fornece maturidade para buscar um maior crescimento. Pequenas empresas que investem em branding quase sempre tem maior lucro e maior rentabilidade no mercado pois se diferenciam dos concorrentes.

O branding gera diferenciação

A maior barreira é o desconhecimento do que realmente é uma marca e qual a sua importância estratégica para a empresa. Toda empresa tem uma identidade visual (ou uma logo), mas a maioria não sabe o que expressa sua marca, ou seja, que valores e que sentimentos a empresa reflete ao consumidor. As pequenas empresas devem ter consciência que a marca deve se identificar com seu consumidor. Não apenas vender um produto ou serviço, mas fornecer uma boa experiência. Só assim se gera fidelização.

A mídia acaba criando uma ideia errônea de que para construir uma boa marca é necessário muito dinheiro e grandes investimentos de marketing - realidade distante dos micro e pequenos empreendedores. Para construir uma boa marca é necessário investir na diferenciação e estar atento ao seu consumidor.


Quais são os valores da sua empresa?

Você deve pensar: em que eu acredito? como posso melhorar o meu atendimento? será que posso investir um pouco mais para ter um serviço de melhor qualidade? o que está pensando meu cliente? o que diz meu material publicitário é realmente verdade? Deixe claro sua visão de negócios, crie vínculos de qualidade e deixe claro aos seus funcionários o porque de suas decisões e orientações. E o investimento em um consultor, um profissional capacitado ajuda a tornar o processo mais claro e mais exitoso, sendo uma ajuda valiosa.

"A grande maioria dos nossos clientes são empresas grandes e bem sucedidas. Mas um dia elas foram pequenas. Para ilustrar, eu podia contar a história da TAM do Rolim, da Natura do Luiz Seabra, da Globo do Roberto Marinho. Todos esses fundadores inovaram porque tinham uma visão crítica sobre sociedade e os negócios em sua época. Essa visão crítica os fez propor novas e melhores maneiras de servir a seus públicos. Sem exceção todos eles tinham a intenção e o compromisso de fazer algo novo, bom e bem feito. E lutaram tanto para colocar de pé o seu desejo que deixaram sua marca na sociedade." Thymus Branding

Construir uma marca é um esforço constante onde o resultado vem a médio e largo prazo. É como criar um filho, onde o amor, a dedicação e o trabalho árduo um dia se transformam em orgulho por ver o resultado final.


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