Absolut, apenas um nome basta

A Absolut mudou. A marca lançou a campanha "Transforme Hoje" e afirmou seu posto de destaque no mercado, deixando seu DNA ainda mais ousado e artístico. Nesse processo ela também alterou sua identidade visual, mas você nem se deu conta, não é mesmo?

A Absolut executou tão bem seu redesign que ele parece que sempre existiu. Tudo soa tão condizente com a marca que a sensação causada é que a evolução foi natural e imperceptível. Você olha a identidade visual e tem certeza que aquela é a proposta mais adequada mesmo sem saber explicar o por que. Então eu te explico aqui.


Uma boa gestão de marca envolve o cuidado constante, ou seja, pequenos reparos quase imperceptíveis que deixam a imagem sempre bem vista pelos consumidores. Uma marca icônica é assim: eterna (pois não perde seus valores) e sempre atual. Marcas icônicas superam crises de mercado e seguem firmes, pois já estão um patamar acima dos concorrentes. Elas fazem parte da nossa vida.

As palavras "País da Suécia" e "Vodka" foram retiradas da identidade visual principal, deixando apenas "Absolut" (como nós sempre a chamamos) seguido de um ponto final - mais claro impossível. A tipografia sofre pequenas mudanças para ganhar um pouco mais de diferenciação, já que agora atua sozinha.

"A marca se tornou tão icônica que nós já não precisamos do logo de três linhas para nos fazer entender. Nós estamos colocando o foco na parte mais importante da marca - Absolut. A palavra em si não apenas significa o perfeito, o completo, o único, mas também o sem final, infinito, o indefinido. Nós sentimos que essa é uma essência da marca, então colocamos ênfase nessa dualidade, e o fato é que a criação é um processo com um horizonte infinito, que nunca termina." Anna Kamjou, diretor global de Design Estratégico da Absolut.

Com a identidade padrão mais objetiva e impactante a Absolut abre o leque para ousar mais na sua identidade de apoio, ou seja, a que vem estampadas nas garrafas de vodka. Cada embalagem foi também redesenhada de acordo, ganhando uma submarca que se modifica com o tipo e o sabor do produto. As garrafas perderam o excesso de tipografia manuscrita e ganharam uma cara mais artística e intensa.


Para solidificar esse processo e inserir a nova identidade no mercado a marca lançou uma campanha global. Ela não anunciou nenhuma mudança no seu logo, deixou que a campanha envolvesse o público e ele próprio sentisse a nova marca Absolut. Nada precisa ser dito.

Sempre associada com a comunidade artística, a Absolut continua a tratar com esse público. O slogan "Transforme Hoje" vem acompanhado de personalidades artísticas que traduzem e colaboram com a marca. Pessoas que elaboram o seu trabalho mudando as coisas, desafiando convenções e recriando-se a fim de se tornar algo mais. Pura sintonia de pensamento e de atitude.


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