Uma nova era: o novo logo GOL

A GOL apresentou essa semana várias novidades para sua marca. Novidades que vão desde o redesenho da identidade visual até alterações de produtos e serviços. Mas, mais importante que discutir o que mudou é discutir por que mudou.

A GOL realizou um evento para mostrar em primeira mão as novidades da marca. A volta dos snacks gratuitos, poltronas com mais espaço e internet sem fio para todas as aeronaves são algumas das propostas da marca. Tudo isso acompanhado, claro, de um redesenho gráfico do logo e das aeronaves. E - segundo os executivos - sem nenhum custo adicional nas passagens.

Mudanças estruturais de marca quase sempre vem associadas com mudanças gráficas para tornar o processo mais perceptível ao consumidor e para refletir essa nova era. Relembre o caso Iberia


Novo logo GOL (antes e depois)


O NOVO LOGO

O trabalho de redesenho ficou à cargo da agência AlmapBBDO (também criadora do comercial do Boticário “Toda forma de amor”), que é dirigida pelo publicitário Marcello Serpa, um dos diretores de arte mais premiado no Brasil. Talento e reconhecimento não faltam, mas o resultado gráfico final deixou a desejar na minha opinião. Apesar de gostar do ajuste de cores e do elo criado entre os “os”, a tipografia não convenceu. Saiu de traços dinâmicos para letras estáticas e até diria, um pouco infantis, algo não muito condizente com a postura digital vanguardista que a empresa está tomando.
“Este elo representa ainda a união, afinal, a Gol aproxima as pessoas a seus sonhos e destinos.” Marcus Sulzbacher, diretor de criação de design da AlmapBBDO

Aqui você pode encontrar mais detalhes. Porém, mais importante que discutir cores e traços é discutir o porque das mudanças, o que elas representam para a marca GOL, para seus clientes e para o mercado brasileiro. É enxergar os motivos dentro do contexto geral.

Nova aeronave (antes e depois)

Construção gráfica da cauda da aeronave (fonte: site voegol)

POR QUE MUDAR?

Para mim essas mudanças vieram como um “Fala que eu te escuto” da empresa, o que parece muito interessante nesse contexto de mercado que estamos vivendo atualmente.

A GOL sempre se viu como uma companhia aérea “low cost” , mas não necessariamente foi vista dessa maneira pelo consumidor. A marca criou experiências e serviços diversos para reduzir custos, que são característicos de companhias “low cost” mas não baixou os seus preços a ponto que os consumidores a percebessem como digna dessas atitudes.

O consumidor não se importa em não ter comida grátis em voos nacionais, ou ter um espaço reduzido entre as poltronas - quem nunca se rendeu à Ryanair - desde que isso implique em um preço mais baixo que à média do setor. Como a GOL não conseguiu aplicar um preço que justificasse o serviço “low cost” a experiência do consumidor fica com um saldo negativo. O resultado? Inúmeras criticas à marca.

Quando o serviço não corresponde à percepção de preço do consumidor o saldo final é negativo


As opções para deixar positiva essa equação – preço e serviço – eram basicamente duas: Ser realmente uma “low cost” e baixar ainda mais os preços, ou melhorar os serviços para justificar os preços mantidos. Eu imagino que depois de muito queimar os neurônios para resolver esse problema a marca chegou à uma boa resposta.
“Somos a mesma GOL, com o DNA de baixo custo, só que agora com mais serviços, produto superior e na vanguarda do setor.” Paulo Kakinoff, presidente da Gol

O RESULTADO

As mudanças foram claramente um passo diferente no caminho que a marca estava seguindo. A GOL resolveu melhorar seu serviço e sua percepção de marca e ainda inseriu diferenciais de mercado, como a internet sem fio em todas as aeronaves. As parcerias com a marca gogo (líder mundial em internet para aeronaves) e Mãe Terra (marca alimentícia brasileira de produtos naturais e orgânicos) foram estratégicas e impactarão positivamente sobre a imagem da GOL.

Parcerias positivas: Internet gogo e snacks Mãe Terra (fonte: Melhores Destinos)

A GOL, em suas palavras, quer ser reconhecida como a companhia aérea que mais oferece conforto aos passageiros no Brasil. E não como a companhia que oferece os menores preços sempre. Ela sabe que brigar por preço é muito importante mas que isso não é o principal, pois essa é uma briga desgastante e sem fim. O consumidor atual quer preço justo e também quer relações confiáveis com as marcas que consome.

Vou esperar atenta para ver como essas mudanças ocorrerão e se elas serão bem implantadas. Mas, desde já vou torcer para que essas mudanças também inspirem os concorrentes da GOL a melhorarem cada vez mais. E que assim possamos nos orgulhar cada vez mais nossas das marcas brasileiras.

Nova campanha GOL (fonte: site voegol)

3 coments

Parabéns pelo Blog, gostei do conteúdo, do layout e do posicionamento. É ótimo ver conteúdos assim na internet. Vou acompanhar daqui pra frente. Mais uma vez, parabéns!

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Olá Ana Beatriz, obrigada! São comentários como os seus que fazem que o blog siga cada vez mais adiante e com maior qualidade. Temos uma newsletter se você quiser se inscrever e ser avisada por email toda vez que chegar post novo :)

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Qual a fonte da letra da nova marca? Gostei bastante e não to achando...

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