Sua marca vai falir

O mercado se torna cada vez mais competitivo, brutalmente competitivo. Durante décadas muitas marcas se esforçaram para obter destaque e, com muito suor, chegaram ao topo de seus nichos. Mas hoje a maior parte delas caiu, faliu, sumiu. O fracasso é um elemento inevitável para a maioria das marcas.

A incrível diversificação do mercado e o fenômeno do "instant trustaceleram, e muito, o desaparecimento das marcas, principalmente daquelas que não melhoram sua eficiência, que não inovam e que não são transparentes. O consumidor está exigente e mais do que nunca dita as regras do jogo, quem não cumpre... está fora.

Eu vou falir, você também, provavelmente. Mas hoje em dia a falência não significa necessariamente o fim. Entenda: muitas marcas acabam migrando de nicho, se reinventam, fundem com outras, dão um lugar a um terceira. O mercado é dinâmico, as relações são rápidas e as marcas se adaptaram a isso, nascem e morrem igual gente no mundo. Grandes marcas, como o Facebook, o Google e a Nike já sabem disso faz tempo, e tratam de estar presentes em nichos de mercado diversos, para se segurar lá no topo e garantir o plano B.

Antes, estar no topo era sinal de segurança. Hoje chegar ao topo não é tão difícil, o difícil é permanecer lá. 
Mas a falência não é o fim, é o começo de algo novo.

O setor de eletrônicos e tecnologia é o que mais sofre perdas atualmente. Depois de alguns anos competindo com Apple e Amazon, grandes empresas consolidadas já não se sustentam mais no mercado e podem fechar as portas. Quer saber quais são?

CONFIRA AS GRANDES MARCAS QUE PASSAM APUROS NESSE ANO:



OLYMPUS. Exceto pelos líderes Canon, Sony e Nikon, ninguém mais quer permanecer no mercado de câmeras digitais. As vendas mundiais desse produto caíram 18% em 2012 e decrescem cada vez mais. A marca Olympus, que detinha apenas 7% do mercado, tem grande probabilidade de desaparecer das prateleiras das lojas até o fim desse ano. Suas vendas mundiais decaíram de 5,1 milhões para 2,7 milhões de unidades, tudo pela concorrência acirrada com os smartphones.


DELL. A Dell fabrica muitos computadores a um preço muito barato, e só. Em algum momento de sua trajetória a marca parou de se focar no consumidor e se importou apenas com o preço. Pensamento ultrapassado de mercado que hoje em dia não funciona, pois preço baixo não é mais fator de diferenciação. Devido à sua má reputação com os consumidores a marca provavelmente dará adeus ao mercado ainda este ano. Há duas possibilidades: ou conheceremos uma Dell inteiramente renovada, ou ela irá para sempre.


NOKIA. A marca passou de herói a nada em apenas poucos anos. Em 2010 ela vendeu incríveis 450 milhões de aparelhos, superando a Apple em 10 para 1, mas em 2012 ela vendeu apenas 16 milhões, enquanto a Apple vendeu 125 milhões. Um erro de parceiro selou o fim da Nokia. A marca, que faz excelentes aparelhos, falhou ao trabalhar com o sistema operacional do Windows, um grande erro que ela percebeu quando o público não encontrou uma razão boa o suficiente para comprar seus produtos. Em 2013 a Nokia fechou o ano valendo apenas 10% do que ela valia há 5 anos.

BLACKBERRY. Essa é a história mais trágica de todas. Na sua época áurea a Blackberry foi a terceira maior fabricante de celulares, e inovou ao criar o Blackberry messenger. A marca e seu aparelho viraram símbolo de status entre os jovens, principalmente na Ásia e nos EUA. Mas tudo mudou quando surgiram novos smartphones e com eles o WhatsApp, tudo ficou mais bonito e mais fácil de usar, touchscreen. A queda foi grande para a empresa. Novos modelos e um novo sistema operacional foram lançados em 2013, você ficou sabendo? Nem eu. Isso já explica a situação delicada da empresa.



O EsttudioG lançou o selo "Apenas restou saudade - Descanse em paz" e vai coroar lá na  página do face algumas marcas que faliram e deixaram conosco a saudade! Corre lá para relembrar bons momentos e sugerir marcas para receberem o selo também!

Se você curte o blog cadastre seu email abaixo e faça parte da nossa rede de amigos! Você vai receber atualizações semanais com os novos posts, imperdível né?


Delivered by FeedBurner

1 coments:

Obituaries as kind of a design meta discourse, design analysis costumed as kind of a gothic show, morbid consultancy ... quite an extreme niche definition indeed...

Reply

Postar um comentário