A incrível diversificação do mercado e o fenômeno do "instant trust" aceleram, e muito, o desaparecimento das marcas, principalmente daquelas que não melhoram sua eficiência, que não inovam e que não são transparentes. O consumidor está exigente e mais do que nunca dita as regras do jogo, quem não cumpre... está fora.
Eu vou falir, você também, provavelmente. Mas hoje em dia a falência não significa necessariamente o fim. Entenda: muitas marcas acabam migrando de nicho, se reinventam, fundem com outras, dão um lugar a um terceira. O mercado é dinâmico, as relações são rápidas e as marcas se adaptaram a isso, nascem e morrem igual gente no mundo. Grandes marcas, como o Facebook, o Google e a Nike já sabem disso faz tempo, e tratam de estar presentes em nichos de mercado diversos, para se segurar lá no topo e garantir o plano B.
Antes, estar no topo era sinal de segurança. Hoje chegar ao topo não é tão difícil, o difícil é permanecer lá.
Mas a falência não é o fim, é o começo de algo novo.
CONFIRA AS GRANDES MARCAS QUE PASSAM APUROS NESSE ANO:
OLYMPUS. Exceto pelos líderes Canon, Sony e Nikon, ninguém mais quer permanecer no mercado de câmeras digitais. As vendas mundiais desse produto caíram 18% em 2012 e decrescem cada vez mais. A marca Olympus, que detinha apenas 7% do mercado, tem grande probabilidade de desaparecer das prateleiras das lojas até o fim desse ano. Suas vendas mundiais decaíram de 5,1 milhões para 2,7 milhões de unidades, tudo pela concorrência acirrada com os smartphones.
DELL. A Dell fabrica muitos computadores a um preço muito barato, e só. Em algum momento de sua trajetória a marca parou de se focar no consumidor e se importou apenas com o preço. Pensamento ultrapassado de mercado que hoje em dia não funciona, pois preço baixo não é mais fator de diferenciação. Devido à sua má reputação com os consumidores a marca provavelmente dará adeus ao mercado ainda este ano. Há duas possibilidades: ou conheceremos uma Dell inteiramente renovada, ou ela irá para sempre.
NOKIA. A marca passou de herói a nada em apenas poucos anos. Em 2010 ela vendeu incríveis 450 milhões de aparelhos, superando a Apple em 10 para 1, mas em 2012 ela vendeu apenas 16 milhões, enquanto a Apple vendeu 125 milhões. Um erro de parceiro selou o fim da Nokia. A marca, que faz excelentes aparelhos, falhou ao trabalhar com o sistema operacional do Windows, um grande erro que ela percebeu quando o público não encontrou uma razão boa o suficiente para comprar seus produtos. Em 2013 a Nokia fechou o ano valendo apenas 10% do que ela valia há 5 anos.
O EsttudioG lançou o selo "Apenas restou saudade - Descanse em paz" e vai coroar lá na página do face algumas marcas que faliram e deixaram conosco a saudade! Corre lá para relembrar bons momentos e sugerir marcas para receberem o selo também!
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Obituaries as kind of a design meta discourse, design analysis costumed as kind of a gothic show, morbid consultancy ... quite an extreme niche definition indeed...
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